Modalidade: Presencial
OBJETIVO
PÚBLICO ALVO
Ordenadores de despesa, Gestores, Agentes de Controle Interno, Agentes de Controle Externo, Membros de Comissão de Processo Disciplinar, membros de Comissão permanente de licitação e servidores públicos ocupantes de cargos de direção ou chefia na administração federal, estadual ou municipal.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
ORDENADOR DE DESPESAS e ALTA ADMINISTRAÇÃO
Funções do Ordenador de despesas
Assessoramento Jurídico e Técnico: Pareceres, procedimentos de Controle e a Instrução Processual
Atividades, atribuições e responsabilidades e a Segregação de funções;
Prestação de contas e Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF;
Motivação de atos administrativos;
DIREITO FINANCEIRO E CONTABILIDADE PÚBLICA
Gestão Orçamentária e Financeira,
Empenho, Liquidação, Pagamento e Ciclo Orçamentário;
Conceitos e Execução da Despesa Pública;
Restos a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores;
Suprimento de Fundos,
Cartão de Crédito Corporativo e Regime de Adiantamento;
Instrumentos de planejamento PPA, LDO, LOA e Cronograma de Desembolso;
Fracionamento de Despesa.
Problemas mais comuns enfrentados pelos gestores;
Controle e qualidade nas aquisições;
Nova Lei de Licitações;
Planejamento de contratações;
Análise de mercado e Pesquisa de Preços;
Pregão Eletrônico e Sistema de Registro de Preços;
Licitação de materiais e equipamentos padronizados;
Contratação Emergencial;
Serviços Terceirizados;
Dispensas e Inexigibilidades de licitação;
Designação de pregoeiro e sua equipe;
Gestão e Fiscalização de Contratos; Acréscimos, supressões, repactuação e aditivos contratuais;
Sanções; Jurisprudência e estudo de casos.
OBRAS e REFORMAS
· Planejamento e gerenciamento;
· Projeto básico,
· Projeto Executivo,
· Custo de Obras,
· Anotação de Responsabilidade Técnica;
· Regimes de excussão;
· Fiscalização e controle.
· (Bens de consumo e permanentes): Atividades de Almoxarifado e Controle Patrimonial;
· Recebimento, transferência interna,
· Baixa do bem e desfazimento de bens;
· Inventários e documentos;
· Gestão e controle de imóveis
CONTROLES INTERNO E CONTROLE EXTERNO
· Responsabilidades junto ao Controle Interno e ao Controle Externo;
GOVERNANÇA, COMPLIANCE e GESTÃO DE RISCOS
· Governança e Compliance;
· Boas Práticas e Prevenção de Fraudes,
Gestão de Riscos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, INDICADORES E RESULTADOS
· Conceitos e elaboração;
· Desenvolvimento e gestão de objetivos,
· Indicadores e metas para as áreas fim e meio
Instrutor: Igor Araújo - Possui 20 anos de experiência em auditoria no setor público
- Administração: Graduação, Pós, Especialização, Mestrado;
- Chefe do setor de Auditoria Interna MPU;
- Professor UNB: “Governo e Adm. do Brasil”, “Orçamento Público”;
- Instituiu o Controle Interno no CNMP;
- Secretário de Controle Interno do Ministério da DEFESA. DAS-5;
- ESMPU: Prof. de pós em Gestão Pública (conteúdo e orientador)
- Comissão de Controle Administrativo e Financeiro: Controle Externo
Manual de Controle Interno do Ministério Público Brasileiro 2024 (Autor)
Manual de Reformas na Adm. Pública, MD 2017 (Coautor e Revisor)
Manual de Controles Internos do MD - 2016 (Coautor e Revisor)
Manual de Pesquisa de Preços da CISET, MD - 2016 (Coautor e Revisor)
Livro: Manual do Ordenador de Despesas, CNMP, 2015 - (AUTOR)
Manual do Portal da Transparência, CNMP, 2015 - (Coautor e Revisor)
Livro: Adm. Pública para Concursos, Vesticon, 2013 - (AUTOR)
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 68591-7
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
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CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
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