Image

Sobre este Curso

Avançado para Ordenadores de Despesa e Gestores Públicos - Funções do Ordenador de despesas, Assessoramento Jurídico e Técnico: Pareceres, procedimentos de Controle e a Instrução Processual, Atividades, Atribuições e Responsabilidades; Prestação de Contas e Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF; Motivação de atos administrativos

Image
APROVEITE

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA !

Inscreva-se
Image

Avançado para Ordenadores de Despesa e Gestores Públicos - Funções do Ordenador de despesas, Assessoramento Jurídico e Técnico: Pareceres, procedimentos de Controle e a Instrução Processual, Atividades, Atribuições e Responsabilidades; Prestação de Contas e Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF; Motivação de atos administrativos

Presencial

DATA E HORÁRIO
Local: Brasília/DF
Data: 09 e 10 de outubro de 2025
Horário: 08h30 às 12h e 13h às 17h30
Carga horária: 16 horas

Modalidade: Presencial

OBJETIVO

Administrar um órgão público requer conhecimento multidisciplinar e embasamento legal. Para além das responsabilidades financeiras, o presente curso visa preparar os gestores para lidar com as diferentes áreas administrativas presentes em todos os órgãos públicos. Por tratar de diversos temas básicos da atividade de gestão, o curso não pretende esgotar o assunto de cada área. Considerando o disposto na legislação, na jurisprudência aplicável e as melhores práticas de gestão reconhecidas, objetiva-se sensibilizar o gestor de suas responsabilidades bem como fornecer capacidade e alternativas para evitar ou enfrentar diversas situações.

PÚBLICO ALVO

Ordenadores de despesa, Gestores, Agentes de Controle Interno, Agentes de Controle Externo, Membros de Comissão de Processo Disciplinar, membros de Comissão permanente de licitação e servidores públicos ocupantes de cargos de direção ou chefia na administração federal, estadual ou municipal.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ORDENADOR DE DESPESAS e ALTA ADMINISTRAÇÃO

    Funções do Ordenador de despesas

    Assessoramento Jurídico e Técnico: Pareceres, procedimentos de Controle e a Instrução Processual

    Atividades, atribuições e responsabilidades e a Segregação de funções;

    Prestação de contas e Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF;

    Motivação de atos administrativos;

DIREITO FINANCEIRO E CONTABILIDADE PÚBLICA

    Gestão Orçamentária e Financeira,
    Empenho, Liquidação, Pagamento e Ciclo Orçamentário;
    Conceitos e Execução da Despesa Pública;
    Restos a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores;
    Suprimento de Fundos,
    Cartão de Crédito Corporativo e Regime de Adiantamento;
    Instrumentos de planejamento PPA, LDO, LOA e Cronograma de Desembolso;
    Fracionamento de Despesa.

GESTÃO DE PESSOAS E TELETRABALHO

    Trabalho remoto na prática: normas e perspectiva crítica: Melhores práticas, legislação e jurisprudência.
    Legalidade e qualidade na gestão de pessoas na administração pública;
    Recrutamento e Seleção;
    Motivação;
    Avaliação de desempenho;
    Aspectos culturais da gestão pública no Brasil;
    Solução de conflitos;
    Amplitude Administrativa;
    Gestão por competência


LICITAÇÕES E CONTRATOS

    Problemas mais comuns enfrentados pelos gestores;
    Controle e qualidade nas aquisições;
    Nova Lei de Licitações;
    Planejamento de contratações;
    Análise de mercado e Pesquisa de Preços;
    Pregão Eletrônico e Sistema de Registro de Preços;
    Licitação de materiais e equipamentos padronizados;
    Contratação Emergencial;
    Serviços Terceirizados;
    Dispensas e Inexigibilidades de licitação;
    Designação de pregoeiro e sua equipe;
    Gestão e Fiscalização de Contratos; Acréscimos, supressões, repactuação e aditivos contratuais;
    Sanções; Jurisprudência e estudo de casos.


OBRAS e REFORMAS

·       Planejamento e gerenciamento;

·       Projeto básico,

·       Projeto Executivo,

·       Custo de Obras,

·       Anotação de Responsabilidade Técnica;

·       Regimes de excussão;

·       Fiscalização e controle.


GESTÃO de materiais (Recursos Materiais e Patrimoniais) 

·       (Bens de consumo e permanentes): Atividades de Almoxarifado e Controle Patrimonial;

·       Recebimento, transferência interna,

·       Baixa do bem e desfazimento de bens;

·       Inventários e documentos;

·       Gestão e controle de imóveis

CONTROLES INTERNO E CONTROLE EXTERNO

·       Responsabilidades junto ao Controle Interno e ao Controle Externo;

    Lei de Responsabilidade Fiscal e Limite de Gastos.

GOVERNANÇA, COMPLIANCE e GESTÃO DE RISCOS

·       Governança e Compliance;

·       Boas Práticas e Prevenção de Fraudes,
    Gestão de Riscos


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, INDICADORES E RESULTADOS

·        Conceitos e elaboração;

·        Desenvolvimento e gestão de objetivos,

·        Indicadores e metas para as áreas fim e meio

 

Instrutor: Igor Araújo - Possui 20 anos de experiência em auditoria no setor público
-         Administração: Graduação, Pós, Especialização, Mestrado;
-         Chefe do setor de Auditoria Interna MPU;
-         Professor UNB: “Governo e Adm. do Brasil”, “Orçamento Público”;
-         Instituiu o Controle Interno no CNMP;
-         Secretário de Controle Interno do Ministério da DEFESA. DAS-5;
-         ESMPU: Prof. de pós em Gestão Pública (conteúdo e orientador)
-         Comissão de Controle Administrativo e Financeiro: Controle Externo
Manual de Controle Interno do Ministério Público Brasileiro 2024 (Autor)
Manual de Reformas na Adm. Pública, MD 2017 (Coautor e Revisor)
Manual de Controles Internos do MD - 2016 (Coautor e Revisor)
Manual de Pesquisa de Preços da CISET, MD - 2016 (Coautor e Revisor)
Livro: Manual do Ordenador de Despesas, CNMP, 2015 - (AUTOR)
Manual do Portal da Transparência, CNMP, 2015 - (Coautor e Revisor)
Livro: Adm. Pública para Concursos, Vesticon, 2013 - (AUTOR)



 INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 3.570,00
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 3.490,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 3.410,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 3.330,00 / pessoa

Incluso: Almoço, coffee-break, material de apoio personalizado (Pasta executiva, garrafinha de água, caderno e caneta), apostila impressa/digital e certificado de participação.


DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

  

SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145

Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825

Dados Bancários

 

Banco do Brasil

Código do banco: 001

N° da Agência: 1230-0

Conta Corrente: 68591-7


Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação:
 Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

 

 

Supreme Treinamentos
 Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)

 


  Faça sua inscrição!

A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

  • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
  • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
  • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

  • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
  • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
  • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

MODALIDADE IN COMPANY

Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)

Entre em contato conosco!