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Sobre este Curso

GESTÃO DE RISCOS E GOVERNANÇA PÚBLICA: fundamentos, ferramentas e modelos de gestão, com abordagem prática da análise, identificação, avaliação, resposta e monitoramento dos riscos

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GESTÃO DE RISCOS E GOVERNANÇA PÚBLICA: fundamentos, ferramentas e modelos de gestão, com abordagem prática da análise, identificação, avaliação, resposta e monitoramento dos riscos

Presencial

LOCAL E DATA

Data: 17 e 18 de junho de 2024

Horário: 08h30 até 12h e 13h a 17h30

Carga horária: 16 horas

Modalidade: Presencial - Brasília/DF


METODOLOGIA

Técnicas expositivas e exercícios práticos para fixação dos conteúdos.


 

APRESENTAÇÃO

O risco, do ponto de vista do gerenciamento de projetos, é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito em pelo menos um objetivo do projeto (PMBOK, 2013). Um risco é caracterizado pela sua probabilidade de ocorrência e pelo seu impacto sobre os objetivos do projeto.

Considerando que em todas as atividades humanas existem riscos, o processo de gestão desses torna-se essencial para balancear a relação custo-risco em busca dos resultados estratégicos.

 

A prática de gestão de riscos vem sendo cada vez adotada na administração pública e é um tema de destaque na IN 05/2017 e no Referencial de Governança do TCU. O curso tratar tanto da definição de riscos organizacionais como das especificidades do tema nos contratos e licitações, em especial quanto à matriz de risco.

O conteúdo está atualizado com a Lei 14.133/2021 e a Instrução Normativa Conjunta CGU/MP 001/2016 – TCU.



PÚBLICO-ALVO:

Servidores envolvidos nas atividades de planejamento estratégico, controle interno, servidores da área de licitações e gestores em geral.



 

OBJETIVO GERAL

Capacitar os participantes no entendimento da gestão de riscos para a identificação de oportunidades e ameaças aos objetivos da instituição e para a aquisição de uma base sólida de informações para a tomada de decisões no setor público.



 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·       Apresentar uma estrutura genérica de implementação de processos de gestão de riscos;

·       Propiciar base de conhecimentos para a Gestão de Riscos eficaz e eficiente;

·       Abordar a integração do processo de Gestão de Riscos com outros processos da organização;

·       Fazer entender a Gestão de Riscos no âmbito da estratégia e das operações;

·  Apresentar as vantagens de um Sistema de Gestão de Riscos e uma metodologia para a sua implementação;

·       Compreender os objetivos e técnicas de identificação de riscos;

·       Proceder à análise quantitativa dos riscos;

·       Identificar e tratar riscos aplicáveis às licitações e contratos;

·       Realizar contratações utilizando a matriz de riscos.

 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

·  O que a governança pública? Referencial teórico, ferramentas

·  Qual a relação entre a governança institucional e a governança das aquisições?

·  Qual o papel da gestão de riscos na governança das aquisições?

·  Como o tema “riscos” é tratado na Lei 14.133/2021?

·  Governança das aquisições x mapa de riscos x matriz de riscos contratual: onde vivem, o que comem e como são?

·  A interface da governança com a gestão de riscos.

·  Gerenciamento dos Riscos: quais os referenciais teóricos existentes?

·  Qual a importância da Política de gestão de riscos e como ela deve ser utilizada?

·  Conhecendo e aplicando o processo de GR na prática: estabelecimento do contexto, identificação de riscos, análise de riscos, avaliação de riscos, tratamento de riscos, monitoramento e análise crítica.

·  Oficina de análise de riscos.

·   Identificação de riscos: Objetivos, Metodologia, Matriz de Riscos e Categorização de Riscos

·   Identificação e mensuração de riscos nos processos de Planejamento da Licitação, Seleção do Fornecedor e Gestão do Contrato

·  Utilização da Matriz de Riscos na gestão contratual

·  Oficina de elaboração da Matriz de Riscos e ações de tratamento, nos moldes da Lei 14.133/2021 e IN 05/2017 SEGES/MPDG.




INSTRUTOR: THIAGO BERGMANN DE QUEIROZ (Analista Judiciário do TSE)
Mestre em Administração, área de concentração Finanças, pela Universidade de Brasília. Bacharel em Ciências Contábeis e licenciado em Matemática também na Universidade de Brasília. Analista Judiciário, especialidade Contabilidade, no tribunal Superior Eleitoral com atuação nas áreas de auditoria e de licitações e contratos. Atua na Gestão de Atas de Registro de Preços, nos contratos de prestação de serviços de alocação de postos de serviços e contratos com formação de preços diferenciados. Professor com atuação na Educação básica e Superior.

 


INVESTIMENTO:

ØInvestimento Individual: R$ 2.770,00

ØInvestimento para 03 até 04 participantes: R$ 2.690,00 / pessoa

ØInvestimento para 05 até 7 participantes: R$ 2.610,00 / pessoa

ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 2.550,00 / pessoa

Incluso: Almoço, coffee-break, material de apoio (Pasta executiva, garrafinha de água, bloco de anotações ou caderno e caneta), apostila impressa e certificado de participação.

 

 

DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento.


SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA

CNPJ: 34.370.234/0001-42

Inscrição Estadual: 0792988500147

Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825


Dados Bancários

Banco do Brasil

Código do banco: 001

N° da Agência: 1230-0

Conta corrente: 58256-5


Banco: Santander

Código do banco: 033

N° da Agência: 3100

Conta corrente: 13.004691-2


Acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao - Para Declarações, documentos e certidões legais da Supreme.

Obs: Temos outras informações, documentação e fundamentações para ajudar a instruir seu processo de dispensa e inexigibilidade.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A inscrição do órgão ou empresa deverá ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada em até 5 dias antes do curso.


WWW.SUPREMETREINAMENTOS.COM.BR

TELEFONES: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825 (WHATSAPP)

Emails: inscricao@supremetreinamentos.com.br/diretoria@supremetreinamentos.com.br/coordenacao@supremetreinamentos.com.br

 

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A Supreme Capacitação e Treinamento Ltda, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF;
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CONDIÇÕESGERAIS DE CONTRATAÇÃO:
A Supreme Treinamentos confirmará o evento com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento. 
Observação: A inscrição deverá ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Os cursos Pré-confirmados são capacitações que temos quórum mínimo de participantes, porém aguardando empenhos/ordem de serviço ou pagamento antecipado dos inscritos. Um curso pré-confirmado poderá ser cancelado, caso os participantes não confirmem, aguarde a confirmação oficial da Supreme Treinamentos para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento (Exemplo: Compra de passagens e reserva de hotéis).

O participante deverá possuir no mínimo 75% de participação no curso, caso participe menos que este percentual, não receberá o certificado.

A Supreme possui o direito de substituir o docente por motivo de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 5 (cinco) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

 

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(ONLINE E PRESENCIAL)

 

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