LOCAL E DATA
Data: 24 e 25 de junho de 2024
Horário: 08h30 até 12h e 13h a 17h30
Carga horária: 16 horas
Modalidade: Presencial - Brasília/DF
Treinamento com abordagem prática, explorando vários Estudos de Casos polêmicos e enfatizando o MCASP e a participação ativa dos alunos.
1.APRESENTAÇÃO
O curso tem por objetivo valorizar a área de almoxarifado e patrimônio e aproximá-la da execução financeira, de maneira que os conhecimentos não fiquem estanques. É indispensável o correto tratamento físico e contábil dos bens, além de uma rotina para o controle do patrimônio, seu desfazimento, sua escrituração, sua depreciação e reavaliação e o cálculo de estoques.
2.PÚBLICO ALVO
Servidores que exercem funções relacionadas, direta ou indiretamente, a Compras, Almoxarifado, Patrimônio, Material, Finanças, Orçamento e Controle Interno, nas esferas Federal, Estadual Municipal dos três Poderes, nas entidades do Sistema S ,nos Conselhos Profissionais e escritórios de contabilidade que apoiam os municípios.
3.OBJETIVOS
Capacitar os participantes a identificar e compreender:
4. PROGRAMA DE MATÉRIAS
a. Noções Básicas de Execução Financeira, Orçamentária e Contábil(Atualizado pelo MCASP)
Orçamento, Classificação Institucional, Funcional, Programática e por Natureza da Despesa.
Restos a pagar e Despesa de Exercícios Anteriores. Suprimento de Fundos(Adiantamentos).
Consolidação das contas públicas
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
-Impropriedades encontradas na classificação orçamentária que acarretam erros na contabilidade patrimonial.
b. Patrimônio
Preceitos constitucionais. Formação, preservação e classificação. Agregação de valor aos Ativos Imobilizado e Intangível. Classificação patrimonial de material oriundo de serviços. Foro e Laudêmio.
Estudo de Caso
-Normas de Controle Interno de Almoxarifado, Bens Móveis e Imóveis(Roteiro)
c. Material e Almoxarifado
Consumo e Permanente. Parâmetros excludentes de material permanente. Recebimento Provisório e Definitivo. Renovação e Saneamento de estoques. Cálculos dos Estoques Mínimo e Máximo, Consumo Médio, Ponto de Ressuprimento e Quantidade a Resssuprir. Tipos e finalidades dos Inventários. Controle de bens .Sistema Básico de Material. Processos de Fornecimento. Estoques Patrimoniais. Guarda e Conservação.
Estudo de Caso
-Prática para cálculo de estoques
d. Movimentação de material(Almoxarifado e Patrimônio)
Incorporações e orçamentárias e extra-orçamentárias. Desincorporação. Relatórios de Almoxarifado-RMA e de Bens Móveis-RMBI. Comodato.
e. Desfazimento de Bens Móveis
Baixas Patrimoniais. Normas de desfazimento de bens móveis com ênfase em veículos e material de TI. Transferência, Doação, Cessão e Tipos de Alienação. Abandono .SIADS e REUSE(Sistema de doações do Governo Federal).Almoxarifado Virtual, Desfazimento de equipamentos eletroeletrônicos.
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
-Impropriedades na agregação de ativos
f. Depreciação e Reavaliação
-Macrofunções Siafi
-Avaliação, reavaliação e depreciação.
-Conceitos, responsabilidades e procedimentos.
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
-Bens adquiridos antes da nova legislação;Bens com valores defasados
-Avaliação e Reavaliação
INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 2.770,00
ØInvestimento para 03 até 04 participantes: R$ 2.690,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 7 participantes: R$ 2.610,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 2.550,00 / pessoa
Incluso: Almoço, coffee-break, material de apoio (Pasta executiva, garrafinha de água, bloco de anotações ou caderno e caneta), apostila impressa e certificado de participação.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 34.370.234/0001-42
Inscrição Estadual: 0792988500147
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
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Banco: Santander
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Obs: Temos outras informações, documentação e fundamentações para ajudar a instruir seu processo de dispensa e inexigibilidade.
A inscrição do órgão ou empresa deverá ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada em até 5 dias antes do curso.
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