LOCAL E DATA
Data: 21, 22 e 23 de outubro de 2024
Horário: 8h30 até 12h e 13h até 16h30
Carga horária: 21 horas
Modalidade: Presencial - Brasília/DF
APRESENTAÇÃO
Diante da nova dinâmica das relações sociais, caracterizada pela midiatização e digitalização, é inegável o caráter estratégico que a Comunicação Digital assume no âmbito da Comunicação Corporativa. Essa nova dinâmica, em especial no cenário das mídias sociais, desvela-se como um pilar crucial para o estabelecimento de relações eficazes entre as instituições e o público que as permeia. Nesse contexto, embora se observe uma crescente presença da iniciativa privada nas plataformas digitais, explorando amplamente seus potenciais comunicativos e adaptando-se à acelerada transformação da sociedade contemporânea, é imperativo analisar atentamente o setor público, que, apesar dos avanços, ainda enfrenta desafios e entraves nos processos comunicacionais em meio às mídias sociais.
À medida que refletimos sobre essa complexa realidade, evidencia-se a necessidade de revisão de normativos, de procedimentos e da cultura organizacional que não acompanharam a dinamicidade social. A Administração Pública, tradicionalmente mais imersa em uma estrutura burocrática, depara-se com a necessidade premente de adaptar-se a esse novo paradigma comunicacional, sob pena de alienar-se do diálogo aberto e transparente que se estabelece na esfera digital.
A Comunicação Digital na Administração Pública transcende a mera tendência, estabelecendo-se como uma obrigação legal e um desafio estratégico que requer compreensão profunda das dinâmicas digitais, alinhando os objetivos institucionais com as práticas comunicacionais.
Por meio de uma abordagem atualizada, sistêmica e prática, o curso oferecerá uma imersão profunda em uma ampla gama de assuntos voltados para a gestão e operação da comunicação digital nas mídias sociais, com um enfoque específico no âmbito da Administração Pública. Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de explorar e aprofundar seus conhecimentos sobre estratégias de Comunicação Digital, criação e gerenciamento de conteúdo, análise e monitoramento de mídias sociais, engajamento do público, políticas e regulamentos governamentais aplicáveis, além de ferramentas e práticas recomendadas. No curso, cujo enfoque dar-se-á em formato imersivo, propiciaremos que os profissionais responsáveis pela Comunicação Pública compreendam as particularidades do ambiente digital, desenvolvam habilidades práticas e estejam preparados para aprimorar as oportunidades oferecidas pela Comunicação Digital na Administração Pública.
OBJETIVOS:
· Apresentar os conceitos fundamentais das mídias sociais, abrangendo sua mecânica e funcionalidades, destacando a importância da comunicação eficaz nesse ambiente digital.
· Demonstrar a relevância dos artefatos na elaboração de um plano estratégico de comunicação digital nas mídias sociais com ênfase no alinhamento aos objetivos institucionais e no planejamento do calendário editorial.
· Explorar as etapas e os procedimentos necessários para a curadoria de temas, a produção de conteúdo e a inovação na linha editorial das mídias sociais.
· Fornecer estratégias e ferramentas que permitam aos gerir processos comunicacionais em mídias sociais, produzir narrativas digitais e aplicar metodologias de pesquisa para a curadoria de temas.
· Abordar técnicas de análise de dados e métricas para avaliar o desempenho da comunicação digital nas mídias sociais, possibilitando a tomada de decisões embasadas na otimização dos resultados.
· Estimular uma reflexão crítica sobre o impacto das mídias sociais na sociedade e no campo da comunicação, explorando questões éticas, jurídicas e de privacidade que surgem no contexto da Administração Pública.
· Explorar casos de sucesso de Comunicação Digital na Administração Pública, destacando exemplos e lições que possam servir de referência.
PÚBLICO-ALVO:
· Analistas, assessores e profissionais de comunicação, publicidade, marketing e
· Relações públicas;
· Membros das equipes de comunicação e assessoria de imprensa;
· Agentes técnicos e administrativos que lidam (direta e/ou indiretamente) com a comunicação institucional;
· Profissionais de secretariado e assessoria em geral;
· Servidores do departamento/núcleo de cerimonial, protocolo e organização de eventos;
· Gestores e agentes públicos envolvidos no planejamento, criação e operações da
· Comunicação institucional; e,
· Demais profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos sobre os assuntos relacionados ao tema do curso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 - POSICIONAMENTO DIGITAL E A GESTÃO PÚBLICA MODERNA – A HORA E A VEZ DAS MÍDIAS SOCIAIS:
• A linha do tempo que formou a Nova Gestão Pública Moderna;
• Noções de ética/conduta e o mantra do Servidor Público aplicado às mídias sociais;
• Disposição Constitucional acerca do conteúdo da Comunicação Pública;
• Publicidade vs transparência: princípios complementares ou antagônicos?
• Linguagem simples: uma questão de cidadania;
• Comunicação digital e os novos desafios impostos ao Servidor Público: afinal, quando o CPF se confunde com o CNPJ nas mídias sociais?
• A Imagem Organizacional: formação da opinião pública no ambiente digital.
• Regras sociais de comportamento e comunicação;
• Comunicação em linguagem informal;
• Imagem e postura nas mídias sociais;
• Boas práticas e netiqueta na comunicação digital moderna:
ü WhatsApp – a comunicação que aproxima;
ü E-mail – formalismo essencial no setor público;
ü Mídias sociais – cautelas e gafes.
• Interface normativas: Lei nº 12.232/2010, nova Lei nº 14.133/2021 (e Estatais através da Lei nº 13.303/2016);
• Diretrizes delimitadas pelas Instruções Normativas e Portarias da Secretaria de Comunicação Social – SECOM;
• Artefatos que dão luz ao processo de contratação;
• O estudo técnico preliminar (ETP) como alicerce para valoração das soluções para atendimento às demandas de comunicação pública;
• Briefing para processamento das licitações;
• Fiscalização de contratos: O que mensurar? Como mensurar? Estudo de casos.
• Criando conteúdos estratégicos;
• Otimização de conteúdos densos;
• Gestão de conteúdo e linhas editoriais;
• Uso do ChatGPT como ferramenta acessória às atividades de criação de conteúdo.
• Qual a melhor plataforma de rede social para minha instituição?
• Branding nas mídias sociais (utilização da identidade visual nos processos de comunicação);
• Público-alvo vs persona;
• Organizando os insights e solidificando o plano de trabalho;
• Criação do calendário editorial;
• Mensuração de resultados (insigths);
• Apresentação dos resultados e retroalimentação do planejamento.
• Copywriting e marketing de conteúdo;
• Ferramentas para melhorar a sua copy;
• Como montar o início, o meio e o fim de uma copy?
• Títulos e headlines;
• Copywriting para mídias sociais (Facebook/Instagram; Youtube e Linkedin).
• Definição do plano de mídia para cada plataforma;
• Conhecendo as ferramentas de monitoramento;
• Engajamento: como mensurar?
• Métricas importantes: alcance, novos fãs, engajamento e vídeos.
INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 2.980,00
ØInvestimento para 03 até 04 participantes: R$ 2.890,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 7 participantes: R$ 2.770,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 2.650,00 / pessoa
Incluso: Almoço, coffee-break, material de apoio (Pasta executiva, garrafinha de água, bloco de anotações ou caderno e caneta), apostila impressa e certificado de participação.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 34.370.234/0001-42
Inscrição Estadual: 0792988500147
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta corrente: 58256-5
Banco: Santander
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N° da Agência: 3100
Conta corrente: 13.004691-2
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Obs: Temos outras informações, documentação e fundamentações para ajudar a instruir seu processo de dispensa e inexigibilidade.
A inscrição do órgão ou empresa deverá ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada em até 5 dias antes do curso.
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CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
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