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Sobre este Curso

GESTÃO DE RISCOS E GOVERNANÇA PÚBLICA: fundamentos, ferramentas e modelos de gestão, com abordagem prática da análise, identificação, avaliação, resposta e monitoramento dos riscos

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GESTÃO DE RISCOS E GOVERNANÇA PÚBLICA: fundamentos, ferramentas e modelos de gestão, com abordagem prática da análise, identificação, avaliação, resposta e monitoramento dos riscos

AO VIVO - 100% ONLINE

DATA E HORÁRIO
Data: 19 até 22 de agosto de 2024 
Horário: 08h30 até 12h30
Carga horária: 16 horas
Modalidade: 100% ao vivo e gravação por 08 dias e apostila digital.



METODOLOGIA

Técnicas expositivas e exercícios práticos para fixação dos conteúdos.

O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.



 

APRESENTAÇÃO

O risco, do ponto de vista do gerenciamento de projetos, é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito em pelo menos um objetivo do projeto (PMBOK, 2013). Um risco é caracterizado pela sua probabilidade de ocorrência e pelo seu impacto sobre os objetivos do projeto.

Considerando que em todas as atividades humanas existem riscos, o processo de gestão desses torna-se essencial para balancear a relação custo-risco em busca dos resultados estratégicos.

 

A prática de gestão de riscos vem sendo cada vez adotada na administração pública e é um tema de destaque na IN 05/2017 e no Referencial de Governança do TCU. O curso tratar tanto da definição de riscos organizacionais como das especificidades do tema nos contratos e licitações, em especial quanto à matriz de risco.

O conteúdo está atualizado com a Lei 14.133/2021 e a Instrução Normativa Conjunta CGU/MP 001/2016 – TCU.



PÚBLICO-ALVO:

Servidores envolvidos nas atividades de planejamento estratégico, controle interno, servidores da área de licitações e gestores em geral.



 

OBJETIVO GERAL

Capacitar os participantes no entendimento da gestão de riscos para a identificação de oportunidades e ameaças aos objetivos da instituição e para a aquisição de uma base sólida de informações para a tomada de decisões no setor público.



 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·       Apresentar uma estrutura genérica de implementação de processos de gestão de riscos;

·       Propiciar base de conhecimentos para a Gestão de Riscos eficaz e eficiente;

·       Abordar a integração do processo de Gestão de Riscos com outros processos da organização;

·       Fazer entender a Gestão de Riscos no âmbito da estratégia e das operações;

·  Apresentar as vantagens de um Sistema de Gestão de Riscos e uma metodologia para a sua implementação;

·       Compreender os objetivos e técnicas de identificação de riscos;

·       Proceder à análise quantitativa dos riscos;

·       Identificar e tratar riscos aplicáveis às licitações e contratos;

·       Realizar contratações utilizando a matriz de riscos.

 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

·  O que a governança pública? Referencial teórico, ferramentas

·  Qual a relação entre a governança institucional e a governança das aquisições?

·  Qual o papel da gestão de riscos na governança das aquisições?

·  Como o tema “riscos” é tratado na Lei 14.133/2021?

·  Governança das aquisições x mapa de riscos x matriz de riscos contratual: onde vivem, o que comem e como são?

·  A interface da governança com a gestão de riscos.

·  Gerenciamento dos Riscos: quais os referenciais teóricos existentes?

·  Qual a importância da Política de gestão de riscos e como ela deve ser utilizada?

·  Conhecendo e aplicando o processo de GR na prática: estabelecimento do contexto, identificação de riscos, análise de riscos, avaliação de riscos, tratamento de riscos, monitoramento e análise crítica.

·  Oficina de análise de riscos.

·   Identificação de riscos: Objetivos, Metodologia, Matriz de Riscos e Categorização de Riscos

·   Identificação e mensuração de riscos nos processos de Planejamento da Licitação, Seleção do Fornecedor e Gestão do Contrato

·  Utilização da Matriz de Riscos na gestão contratual

·  Oficina de elaboração da Matriz de Riscos e ações de tratamento, nos moldes da Lei 14.133/2021 e IN 05/2017 SEGES/MPDG.




INSTRUTOR: THIAGO BERGMANN DE QUEIROZ (Analista Judiciário do TSE)
Mestre em Administração, área de concentração Finanças, pela Universidade de Brasília. Bacharel em Ciências Contábeis e licenciado em Matemática também na Universidade de Brasília. Analista Judiciário, especialidade Contabilidade, no tribunal Superior Eleitoral com atuação nas áreas de auditoria e de licitações e contratos. Atua na Gestão de Atas de Registro de Preços, nos contratos de prestação de serviços de alocação de postos de serviços e contratos com formação de preços diferenciados. Professor com atuação na Educação básica e Superior.

 


INVESTIMENTO:

ØInvestimento Individual: R$ 1.780,00

ØInvestimento para 03 até 04 participantes: R$ 1.710,00 / pessoa

ØInvestimento para 05 até 7 participantes: R$ 1.650,00 / pessoa

ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 1.590,00 / pessoa

Incluso: Material didático online e certificado de participação.



REQUISITOS RECOMENDADOS

Solicitamos aos inscritos que verifiquem os requisitos abaixo antes do início do curso, é de suma importância para o perfeito aproveitamento da plataforma.

·  Computador com bom desempenho;

·  Conexão de internet via cabo ou com ótima conexão Wi-fi, a velocidade mínima recomendada é de 10mbps;

·  Webcam (preferencial) e microfone ou fones de ouvido;

· Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

 

ACESSO

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

 

ACESSO E GRAVAÇÃO

·  Após a inscrição e confirmação de pagamento, o participante receberá até 1 (um) dia útil antes do curso, instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de vídeo conferência por e-mail.

·  O curso será gravado e será disponibilizado aos participantes que terão acesso por 08 dias corridos, pelo Portal do Aluno no site da SupremeTreinamentos: https://ead.supremetreinamentos.com.br/login/index.php

 

 

DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento.

 

SUPREMECAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA

CNPJ: 34.370.234/0001-42

Inscrição Estadual: 0792988500147

Telefones:(61) 3962-4401 / (61) 98355-6825

 

Dados Bancários

Banco do Brasil

Código do banco: 001

N° da Agência: 1230-0

Conta corrente: 58256-5


Banco: Santander

Código do banco: 033

N° da Agência: 3100

Conta corrente: 13.004691-2


 

Acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao - Para Declarações, documentos e certidões legais da Supreme.

Obs: Temos outras informações, documentação e fundamentações para ajudar a instruir seu processo de dispensa e inexigibilidade.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A inscrição do órgão ou empresa deverá ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.


 WWW.SUPREMETREINAMENTOS.COM.BR

TELEFONES: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825 (WHATSAPP)

Emails: inscricao@supremetreinamentos.com.br/diretoria@supremetreinamentos.com.br/coordenacao@supremetreinamentos.com.br

 


A Supreme Capacitação e Treinamento Ltda, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF;

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CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO: 

A Supreme reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso até 3 (três) dias úteis antes do curso, caso aja insuficiência de inscrições.

Os cursos Pré-confirmados são capacitações que temos quórum mínimo de participantes, porém aguardando empenhos/ordem de serviço ou pagamento antecipado dos inscritos. Um curso pré-confirmado poderá ser cancelado, caso os participantes não confirmem, aguarde a confirmação oficial da Supreme Treinamentos para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento online ou presencial.

O participante deverá possuir no mínimo 75% de participação no curso, caso participe menos que este percentual, não receberá o certificado. O aluno poderá realizar a aula online (sincrônica) ou gravada.

A Supreme possui o direito de substituir o docente por motivo de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

  

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(ONLINE E PRESENCIAL)


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