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Sobre este Curso

DESFAZIMENTO DE BENS MÓVEIS E A GESTÃO DO PATRIMONIO PÚBLICO - Atualizado pelo MCASP e pela legislação em vigor (Dec 9373/18)

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DESFAZIMENTO DE BENS MÓVEIS E A GESTÃO DO PATRIMONIO PÚBLICO - Atualizado pelo MCASP e pela legislação em vigor (Dec 9373/18)

AO VIVO - 100% ONLINE


DATA E HORÁRIO
Data: 10 até 13 de junho de 2024
Horário: 13h30 a 17h30
Carga horária: 16 horas
Modalidade: 100% ao vivo e gravação por 8 dias e apostila digital

 

 Treinamento com abordagem prática, explorando vários Estudos de Casos polêmicos e enfatizando o MCASP e a participação ativa dos alunos.


1.APRESENTAÇÃO

      O curso tem por objetivo valorizar a área de almoxarifado e patrimônio e aproximá-la da execução financeira, de maneira que os conhecimentos não fiquem estanques. É indispensável o correto tratamento físico e contábil dos bens, além de uma rotina para o controle do patrimônio, seu desfazimento, sua escrituração, sua depreciação e reavaliação e o cálculo de estoques.

  

2.PÚBLICO ALVO  

        Servidores que exercem funções relacionadas, direta ou indiretamente, a Compras, Almoxarifado, Patrimônio, Material, Finanças, Orçamento e Controle Interno, nas esferas Federal, Estadual  Municipal dos três Poderes, nas entidades do Sistema S ,nos Conselhos Profissionais e escritórios de contabilidade que apoiam os municípios.


3.OBJETIVOS 

  Capacitar os participantes a identificar e compreender: 

  •  A estrutura da Administração Pública;
  •  As Classificações Orçamentárias (imprescindíveis para a gestão patrimonial e de almoxarifado);
  •  As características e classificações do   Patrimônio e Material com enfoque orçamentário  ;
  •  As incorporações orçamentárias e extraorçamentárias; 
  •  As normas de gestão de almoxarifado .Fórmulas de Estoque;
  •  As normas de Desfazimento de Bens Móveis
  •  As tipos de inventários, particularmente, nas transferências de responsabilidade;
  •  As rotinas de controle interno de controle patrimonial;
  •  A depreciação e a reavaliação;


4. PROGRAMA DE MATÉRIAS

  a. Noções Básicas de Execução Financeira, Orçamentária e Contábil(Atualizado pelo MCASP)

      Orçamento, Classificação  Institucional, Funcional, Programática e por Natureza da Despesa.

      Restos a pagar e Despesa de Exercícios Anteriores. Suprimento de Fundos(Adiantamentos).

     Consolidação das contas públicas

     Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos

     -Impropriedades encontradas na classificação orçamentária que acarretam erros  na  contabilidade patrimonial.

 

  b. Patrimônio

      Preceitos constitucionais. Formação, preservação e classificação. Agregação de valor aos Ativos Imobilizado e Intangível. Classificação patrimonial de material oriundo de serviços. Foro e Laudêmio.

     Estudo de Caso

     -Normas de Controle Interno de Almoxarifado, Bens Móveis e Imóveis(Roteiro)

 

  c. Material e Almoxarifado

     Consumo e Permanente. Parâmetros excludentes de material permanente. Recebimento     Provisório e Definitivo. Renovação   e Saneamento de estoques. Cálculos dos Estoques Mínimo e Máximo, Consumo Médio, Ponto de Ressuprimento e Quantidade a Resssuprir. Tipos e finalidades dos Inventários. Controle de bens .Sistema Básico de Material. Processos de Fornecimento. Estoques Patrimoniais. Guarda e Conservação.

Estudo de Caso

-Prática para cálculo de estoques

 

  d. Movimentação de material(Almoxarifado e Patrimônio)

     Incorporações e orçamentárias e extra-orçamentárias. Desincorporação. Relatórios de   Almoxarifado-RMA e de  Bens Móveis-RMBI. Comodato.

 

e. Desfazimento de Bens Móveis

Baixas Patrimoniais. Normas de desfazimento de bens móveis com ênfase em veículos e material de TI. Transferência, Doação, Cessão e Tipos de  Alienação. Abandono .SIADS e REUSE(Sistema de doações do Governo Federal).Almoxarifado Virtual, Desfazimento de equipamentos eletroeletrônicos.

   Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos

   -Impropriedades na agregação de ativos

  f. Depreciação e Reavaliação

     -Macrofunções Siafi

     -Avaliação, reavaliação e depreciação.

     -Conceitos, responsabilidades e procedimentos.

Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos

-Bens adquiridos antes da nova legislação;Bens com valores defasados

-Avaliação e Reavaliação

 

  

INSTRUTOR: PAULO SILVIO SILVA DE FARIA 

Graduado como Oficial do Exército-197, Mestrado-Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais-1981, Doutorado-Escola de Comando e Estado-Maior-Estratégia Nacional-1986.Na área pedagógica tem os cursos de Operacionalização de Objetivos Educacionais-CEP, de Análise Ocupacional-CEP e de Organização e Métodos-FGV. No Exército foi chefe de Seções de Orçamento, de Finanças e de Patrimônio de Departamentos e Diretorias; Foi instrutor(professor) da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Foi Chefe da 1ª Inspetoria de Contabilidade e Finança(Órgão Regional de Controle Interno com 98 UG).Na vida civil foi Diretor Adm-Fin do DETRAN/RJ; Assessor da Presidência do IPERJ; Pró-Reitor Administrativo da Universidade SUAM; Coordenador de projetos no Núcleo Superior de Estudos Governamentais/UERJ; Consultor da OM&RM Auditoria e Consultoria. Possui Moção de Louvor pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente ministra cursos em diversas empresas (ESAD, TREIDE, CVI,ONE CURSOS,FTX), , nas áreas de Orçamento, Finanças, Almoxarifado, Patrimônio e Controle Interno, já tendo participado da capacitação de mais de 11000 alunos. É professor de MBA em Gestão Pública e Pós-graduação em Direito e Adm Pública nas Universidades Cândido Mendes e Castelo Branco, no Rio de Janeiro.
 


 INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 1.750,00
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 1.690,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 1.620,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 1.550,00 / pessoa
Incluso: Material didático online e certificado de participação.

 

REQUISITOS RECOMENDADOS

Solicitamos aos inscritos que verifiquem os requisitos abaixo antes do início do curso, é de suma importância para o perfeito aproveitamento da plataforma.

·   Computador com bom desempenho;

·   Conexão de internet via cabo ou com ótima conexão Wi-fi, a velocidade mínima recomendada é de 10mbps;

·   Webcam (preferencial) e microfone ou fones de ouvido;

·  Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

 

ACESSO

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

 


ACESSO E GRAVAÇÃO

·      Após a inscrição e confirmação de pagamento, o participante receberá até 1 (um) dia útil antes do curso, instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de vídeo conferência por e-mail.

·      O curso será gravado e será disponibilizado aos participantes que terão acesso por 08 dias corridos, pelo Portal do Aluno no site da SupremeTreinamentos: https://ead.supremetreinamentos.com.br/login/index.php

 

 

DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento.

 

SUPREMECAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA

CNPJ: 34.370.234/0001-42

Inscrição Estadual: 0792988500147

Telefones:(61) 3962-4401 / (61) 98355-6825

 

Dados Bancários

Banco do Brasil

Código do banco: 001

N° da Agência: 1230-0

Conta corrente: 58256-5


Banco: Santander

Código do banco: 033

N° da Agência: 3100

Conta corrente: 13.004691-2


 

Acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao - Para Declarações, documentos e certidões legais da Supreme.

Obs: Temos outras informações, documentação e fundamentações para ajudar a instruir seu processo de dispensa e inexigibilidade.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A inscrição do órgão ou empresa deverá ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

 WWW.SUPREMETREINAMENTOS.COM.BR

TELEFONES: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825 (WHATSAPP)

Emails: inscricao@supremetreinamentos.com.br/diretoria@supremetreinamentos.com.br/coordenacao@supremetreinamentos.com.br

 

A Supreme Capacitação e Treinamento Ltda, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF;

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CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO: 

A Supreme reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso até 3 (três) dias úteis antes do curso, caso haja insuficiência de inscrições.

Os cursos Pré-confirmados são capacitações que temos quórum mínimo de participantes, porém aguardando empenhos/ordem de serviço ou pagamento antecipado dos inscritos. Um curso pré-confirmado poderá ser cancelado, caso os participantes não confirmem, aguarde a confirmação oficial da Supreme Treinamentos para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento online ou presencial.

O participante deverá possuir no mínimo 75% de participação no curso, caso participe menos que este percentual, não receberá o certificado. O aluno poderá realizar a aula online (sincrônica) ou gravada.

A Supreme possui o direito de substituir o docente por motivo de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

  

REALIZAMOS ESTE CURSO ABAIXO OU OUTROS TAMBÉM NA MODALIDADE IN COMPANY

(ONLINE E PRESENCIAL)

 

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