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Sobre este Curso

REDAÇÃO OFICIAL - COMUNICAÇÃO ESCRITA PROFISSIONAL COM FOCO NA ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS E TÉCNICOS

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REDAÇÃO OFICIAL - COMUNICAÇÃO ESCRITA PROFISSIONAL COM FOCO NA ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS E TÉCNICOS

AO VIVO - 100% ONLINE


DATA E HORÁRIO
Data: 18 até 22 de novembro de 2024
Horário: 13h30 a 17h30
Carga horária: 20 horas
Modalidade: 100% ao vivo e gravação por 8 dias e apostila digital.



OBJETIVO GERAL

Desenvolver técnicas que ajudem a produzir documentos oficiais e técnicos expressando ideias de maneira clara, precisa, concisa aplicando-as ao contexto administrativo tornando a redação eficaz.

 

OBJETIVO

  • Estimular a reflexão crítica sobre a realidade.
  • Fornecer ao treinando instrumentos que o auxiliem a redigir com maior segurança, clareza, objetividade e concisão.
  • Melhorar o fluxo de comunicação interna e entre segmentos e órgãos, assim como entre a instituição e os clientes internos e externos.
  • Vivenciar com o treinando a observação de que a comunicação escrita é um processo constante de crescimento.
  • A partir das informações observadas no curso, o treinando será capaz de redigir qualquer documento.
  • Deixar claro que a redação de um documento está ligada à prática diária e ao conhecimento de que se tem da língua, que é o suporte desse processo.

 

PÚBLICO ALVO

Diretores, gerentes e servidores que atuam, direta ou indiretamente, a Compras, Almoxarifado, Patrimônio, Material, Finanças, Orçamento, além de Ordenadores de despesa, profissionais do Controle Interno e Externo dos três Poderes nas esferas Federal e Estadual, bem como Municipal, além dos escritórios de contabilidade que apoiam as municipalidades.

 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Produção de Texto

ØA necessidade de delimitação do tema

ØAdequação da linguagem à audiência.

ØOuso da linguagem técnica e dos estrangeirismos

ØA necessidade de o texto técnico apresentar uniformidade na estrutura, no estilo e na terminologia      

ØPlanejamento da redação    

                                                                       

Articulação do Texto

Como escrever e convencer

A elaboração do texto –mecanismos geradores

Qualidades imprescindíveis ao texto escrito profissional

o  Coesão                                 o Relevância

o  Clareza                                 o Precisão

o  Coerência                             o Uniformidade

o  Objetividade                         o Impessoalidade

o  Concisão                              o Padronização

o   Correção Gramatical           o Convicção

üOs níveis de linguagem

üCoesão e coerência textual

üEstilo e linguagem do moderno texto oficial

üVícios de linguagem

üPronomes de tratamento

üFechos das correspondências


Os Vícios de Estilo

üProlixidade

üAmbiguidade

üPleonasmo ou tautologia

üCacofonia ou cacófato

üEstrangeirismo

üSolecismo

üBarbarismo

üJargão técnico fora de contexto

üColoquialismo excessivo

üClichês

üChavões


Argumentação do Texto Escrito Profissional              

Macroestrutura do texto argumentativo

Formas de persuasão

Argumentos e contra-argumentos

Planejamento do texto


Gramática aplicada ao texto

Acordo ortográfico da língua portuguesa

Uso do porquê

Emprego dos pronomes demonstrativos

Generalidades da língua culta

Erros gramaticais mais comuns na elaboração de um documento


Estrutura dos documento sutilizados pela instituição

- Ofício

- Relatório

- Parecer Técnico

- Nota Técnica e outros de interesse dos participantes

 


INSTRUTORA / PROFESSORA: ISMÊNIA TIMO DE CASTRO
Professora licenciada em Letras pela universidade de Brasília -  Unb. Especialista em Didática do Ensino Superior, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Psicopedagogia, pela Universidade do Centro Universitário de Brasília – Uniceub e em Capacitação do Servidor Público, pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais em Educação - Eape. Atuou como docente, coordenadora de grupos e multiplicadora, por 23 anos, na Secretaria de Educação do DF - SEDF. Atua com capacitação do servidor público há mais de 25 anos, nas esferas federais, estaduais e municipais, assim como, em empresas privadas. Atua na área de consultoria e treinamento atendendo a diversos órgãos da administração direta, indireta, fundacional e empresarial. Algumas instituições atendidas: AGU - Advocacia Geral da União; Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária; Banco do Brasil e Banco Central do Brasil; Centresaf/DF - Escola de Administração Fazendária; Consultre – Consultoria e Treinamento; DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre; EAPE - Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais em Educação; Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; Enap - Escola Nacional de Administração Pública; Supreme Treinamentos; Funasa - Fundação Nacional de Saúde; GDF - Administração de Brasília; Ibama - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente; IEL - Instituto Evaldo Loid; Incra - Ministério da Reforma Agrária; Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; One – Ione Cursos; MA - Ministério da Agricultura; Marinha do Brasil; MD - Ministério da Defesa; MDCE - Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior; MRE – Ministério das Relações Exteriores; MINC – Ministério da Cultura; MJ - Ministério da Justiça; MP – Ministério do Planejamento; MS - Ministério da Saúde; MT – Ministério dos Transportes; SEPR – Secretarias Especiais da Presidência da República; PFR - Polícia Rodoviária Federal; PGR - Procuradoria Geral da República; Receita Federal – Vitória – ES; Secretaria da Fazenda do Estado – Manaus; SENAI/DF - Tribunal de Contas do DF; SEBRAE/DF e Nacional; SOF - Secretaria de Orçamento e Finanças; STF - Supremo Tribunal Federal; TRE – Palmas – Tocantins; TCEMA – São Luís; TCEES – Vitória; TRT – Recife; TRT – 18ª Região; TJMT – Cuiabá; TRF 3ª região – São Paulo; Trade – Consultoria e Treinamento; TCDF - Tribunal de Contas do DF; TCEM – Tribunal de Contas do Estado do Maranhão; UFPA - Universidade Federal do Pará e outros.             

 


 INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 1.780,00
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 1.730,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 1.670,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 1.590,00 / pessoa
Incluso: Material didático online e certificado de participação.

 

REQUISITOS RECOMENDADOS

Solicitamos aos inscritos que verifiquem os requisitos abaixo antes do início do curso, é de suma importância para o perfeito aproveitamento da plataforma.

·       Computador com bom desempenho;

·       Conexão de internet via cabo ou com ótima conexão Wi-fi, a velocidade mínima recomendada é de 10mbps;

·       Webcam (preferencial) e microfone ou fones de ouvido;

·       Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

 

ACESSO

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

 


ACESSO E GRAVAÇÃO

  • Após a inscrição e confirmação de pagamento, o participante receberá até 1 (um) dia útil antes do curso, instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência por e-mail.
  • O curso será gravado e será disponibilizado aos participantes que terão acesso por 08 dias corridos, pelo Portal do Aluno no site da SupremeTreinamentoshttps://ead.supremetreinamentos.com.br/login/index.php

 

DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento.

 

SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA

CNPJ: 34.370.234/0001-42

Inscrição Estadual: 0792988500147

Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825

 

Dados Bancários

Banco do Brasil

Código do banco: 001

N° da Agência: 1230-0

Conta corrente: 58256-5


Banco: Santander

Código do banco: 033

N° da Agência: 3100

Conta corrente: 13.004691-2


 

Acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao - Para Declarações, documentos e certidões legais da Supreme.

Obs: Temos outras informações, documentação e fundamentações para ajudar a instruir seu processo de dispensa e inexigibilidade.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A inscrição do órgão ou empresa deverá ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 


WWW.SUPREMETREINAMENTOS.COM.BR

TELEFONES: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825 (WHATSAPP)

Emails: inscricao@supremetreinamentos.com.br/diretoria@supremetreinamentos.com.br/coordenacao@supremetreinamentos.com.br

 


A Supreme Capacitação e Treinamento Ltda, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF;

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CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO: 

O cancelamento só será aceito com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.

A Supreme reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso até 3 (três) dias úteis antes do curso, caso haja insuficiência de inscrições.

Os cursos Pré-confirmados são capacitações que temos quórum mínimo de participantes, porém aguardando empenhos/ordem de serviço ou pagamento antecipado dos inscritos. Um curso pré-confirmado poderá ser cancelado, caso os participantes não confirmem, aguarde a confirmação oficial da Supreme Treinamentos para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento online ou presencial.

O participante deverá possuir no mínimo 75% de participação no curso, caso participe menos que este percentual, não receberá o certificado. O aluno poderá realizar a aula online (sincrônica) ou gravada.

A Supreme possui o direito de substituir o docente por motivo de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

 

 

REALIZAMOS ESTE CURSO ABAIXO OU OUTROS TAMBÉM NA MODALIDADE IN COMPANY

(ONLINE E PRESENCIAL)